sexta-feira, 1 de novembro de 2013

RIO MEKONG





O rio Mekong fica
Na esquina do mundo
Com meus sonhos.
Sua vastidão de rio
Me cheira a mar,
Me lembra a brisa
De um oriente que conheci.
O rio Mekong fica
A me afogar
Na fotografia de um lugar
Que nunca pisei
Ou nadei
Ou voei.
No Cambodja,
Me questiono,
Os meninos também sonham
Como sonham os daqui?
Ou serão sonhos diferentes?
Os barcos que cruzam
Rios na cheia, no pantanal,
São coloridos
Como no Mekong.
Mas será que os pescadores
Sonham com os peixes
Cá e lá?
Será que há alguma diferença
Entre molhar-se nas águas daqui,
Ou molhar-se nas águas de lá?
Morar nas palafitas daqui
Ou balançar nas redes de lá?
Rio Mekong
Que nunca abracei com os olhos
Me traz uma certeza ao coração:
Rios e homens são iguais,
Essencialmente simples,

Feitos de sonhos e água.

(Rio Mekong, Cambodja,fotos de Mitsue Hosono, 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Palavra Prima, é para lá que eu vou

Quem chega aqui deve perceber que as postagens estão cada vez mais escassas. O motivo real é a criação, há mais de dois anos, de outro blog,...