quarta-feira, 6 de junho de 2012

O FRUTO, O CAROÇO


        Em verdes anos o sumo é azedo; na maturidade o sumo é doce. Agora é a hora da colheita, a festa da fartura que o coração aceita, os teus cinquenta dias que passaram; nos verdes anos, a semeadura, em terra boa, em pedra dura; na madurez, a temperança, e o fruto sumarento que sacia a alma. O corpo perde o viço, mas a mente não para. Antes  tinha-se o ímpeto; hoje a sabedoria, que nos é tão cara.

        Em verdes anos o corpo fala mais alto, a gana de vencer e lutar se traduz em ações, relações, calor exógeno, fazer sem pensar, mas fazer necessariamente. Semear palavras, semear gestos, semear sonhos. Também perder, muitas vezes, a razão do semear, mas recomeçar. Abraçar as causas, abraçar os amores, ou que tomamos por amores, sofrer, morrer por eles, e ressuscitar com outra nova emoção que nos tome. Verdes anos em que muitas vezes fazemos mas não pensamos, mas fazemos, e não nos arrependemos.

        Quando a maturidade chega, vem a hora da colheita: é o fruto sumarento, doce, que compensa a perda da energia, agora me volto para mim mesmo, vou cuidar de mim, apreciar a vida como um meio, não um fim. O fim, quando vier, que venha, e me abraçe e me leve. Mas hoje, não. Estou no auge de mim mesmo; descubro que meu espírito não envelhece, minha mocidade está em minha intenção de fazer, e se não tenho o vigor dos verdes anos, tenho sabedoria, amigos, realizações que me sustentam e amparam. Me fazem ver a vida de outro modo, e me ajudam a agir de acordo com o que tenho. É a minha colheita. Eu estou no grão que foi colhido, torrado e moído do café dos interiores; estou no fruto colorido que representa a tudo e todos que amo. Estou assim, estando, provando cada momento, pois sei, o tempo passa, não implacavelmente, como se em meu encalço, mas indubitavelmente, e me leva pela mão, para o único destino que é certo.

        Não preciso falar dele, preciso? Preciso. É o fruto que se deu ao ser consumido e consumado. Ainda assim, lhe restou intacto o caroço, semente de mim mesmo, que não foi deformado, não perdeu o conteúdo, dos verdes anos até a consumação. Eu serei consumido, mas a semente ficará. Germinará, quem sabe, se em terra boa. Haverá a comprovação de que eu um dia fui, através daquilo que estará, novamente, vivendo.

        Ciclos que se repetem, espirais do tempo. Verde, maduro, nulo. Zero ao uno, em tudo, sendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Palavra Prima, é para lá que eu vou

Quem chega aqui deve perceber que as postagens estão cada vez mais escassas. O motivo real é a criação, há mais de dois anos, de outro blog,...